INÍCIO DO CURSO ABRIL/2019 | TÉRMINO DO CURSO ABRIL/2021

 

CEF - Novas Turmas inicio:

em Abril /2019 - Itupeva/SP 

 

Envie seu curriculum em PDF para o email: angelahiluey@yahoo.com.br


CENTRO DE ESTUDOS DA FAMÍLIA - ITUPEVA

O CEF - Centro de Estudos da Família Itupeva tem como meta fundamental a Formação Continuada

Frequentam este Centro, profissionais que buscam ampliar seus conhecimentos, discutir suas práticas e desenvolver propostas condizentes com as situações vivenciadas.

Conduzindo cursos e projetos de pesquisa que aproximam o conhecimento teórico e a prática, o CEF oferece aos profissionais a oportunidade de estabelecer novas e criativas considerações.

Tais considerações, respaldadas nos dados apresentados, são compartilhadas pelos integrantes do CEF com outros colegas através de Reuniões Científicas e várias atividades afins, promovidas pelo CEF.

 

ESTRUTURA:

A ótica que fundamenta a estrutura do Centro de Estudos da Família decorre dos mais recentes estudos, os quais reconhecem a complexidade dos fatores envolvidos em uma psicoterapia. Tais estudos levaram à proposição da abertura do diálogo entre psicoterapeutas de abordagens diversas, no intuito de encontrar convergências e aprender com as experiências provenientes de outras perspectivas (Stricker & Gold, 2012).

Graças a esta proposta almeja-se tanto ampliar o conhecimento sobre os mecanismos subjacentes à mudança em psicoterapia como conceder-se maior liberdade para escolher o melhor procedimento de intervenção em cada caso (Arkowitz, 1997).

Sendo assim este Centro de Estudos norteia seus trabalhos de ensino, prática e supervisão, sustentados numa abordagem sistêmica integrativa. Abordagem esta onde os aportes teóricos-técnicos se referem tanto ao referencial sistêmico como ao psicanalítico, para o atendimento de casais e famílias.

Em função de ser necessário àqueles que atendem casais e famílias, também um conhecimento sobre o desenvolvimento psicológico que englobe aprendizagem, psicopatologia e farmacologia, tais conhecimentos são retomados ao longo do curso de especialização em terapia de casal e família, numa perspectiva relacional.

O intercâmbio com os membros das escolas associadas a RELATES- Rede Européia e Latino-americana das escolas sistêmicas, em função de ser este Centro de Estudos uma escola aderente associada, é mais uma oportunidade aos seus integrantes para seguirem numa formação continuada através de aperfeiçoamento e atualização, bem como uma oportunidade para darem uma colaboração efetiva na produção do conhecimento específico a cada situação e lugar.

Os estudos focando a intersubjetividade, quando os sujeitos convivem presencialmente, gerou resultados significativos que se encontram a nosso dispor.

Este Centro de Estudos se propõe a colaborar para ampliar tais estudos ao realizar investigações onde o pesquisador tem como foco a sua própria prática. A meta é colaborar para que aqueles que estejam atuando produzam conhecimento e, ainda, que levem o mesmo àqueles que têm em sua prática significativas dificuldades e necessitam de respaldo criterioso para intervirem com responsabilidade em tais situações. 

As atividades aqui desenvolvidas, quer sejam eventos, supervisões, cursos breves, ou curso de formação, estão ancoradas numa abordagem sistêmica integrativa, tendo o propósito de oferecer uma formação interdisciplinar que venha a permitir que os profissionais, em seus locais de trabalho, promovam a saúde através de um atendimento de qualidade a casais e famílias sob um olhar clínico, embora não restrito à prática em consultório.

Sem dúvida é uma proposta que a teoria e a prática permitem que se vislumbre. No entanto mesmo sendo uma necessidade, nos mostra que é uma proposta ambiciosa. Exige muita dedicação tanto dos professores como dos alunos. Para atendermos necessidades muitas vezes precisamos nos dedicar com afinco.

O Centro de Estudos da Família Itupeva lança esse Desafio a si mesmo e aos seus alunos.

Bem-vindos ao trabalho!

Profa. Dra. Angela Hiluey (i)

Diretora do Centro de Estudos da Família Itupeva

(i) Currículo: Psicóloga; Pós-Doutora em Terapia Familiar pela Escola de Terapia Familiar da UAB – Universidade Autônoma de Barcelona – Espanha; Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da USP; Membro Efetivo da EFTA – European Family Therapy Association; Membro titular da ABRATEF – Associação Brasileira de Terapia Familiar e da APTF – Associação Paulista de Terapia Familiar; Presidente da ABRAP – Associação Brasileira de Psicoterapia; Pesquisadora do LIDE/USP; Psicoterapeuta de Casal e Família pela UAB – Espanha; Certificada como Psicoterapeuta pela FLAPSI- Federação Latino-americana de Psicoterapia com o aval do WCP – Conselho Mundial de Psicoterapia; Docente dos cursos de especialização FETUS; Fundadora e Diretora do Centro de Estudos da Família Itupeva – CEF; Coordenadora do curso de pós-graduação em Terapia de Casal e Família no CEF.

 

ATIVIDADES:

Em 2014 Itupeva/SP, nasceu o Centro de Estudos da Família, como resultado da motivação de profissionais que aspiram seguir investindo em seu contínuo aprimoramento para realizarem atendimento psicológico a casais e famílias. 

A atual proposta deste Centro de Estudos se organiza em módulos de atividades com até 10 participantes:

  • A duração de cada módluo será de um semestre.
  • Cada participante se compromete a permanecer no módulo pelo semestre vigente.
  • Supervisão dos casos apresentados pelos participantes.
  • Discussão de textos teóricos / técnicos, selecionados em função dos temas tratados em supervisão.
  • Os referenciais teóricos / técnicos que norteiam a proposta deste Centro de Estudos são o psicanalítico e o sistêmico.
  • As atividades presenciais acontecem quinzenalmente (aos sábados) para supervisão de casos atendidos pelos participantes do grupo e para a discussão de texto.
  • Horário: das 09h30 até as 13h. 

 

PROGRAMAÇÃO DE ATIVIDADES PARA O ANO DE 2019:


1. Pós Graduação Lato Sensu - especialização em terapia de casal e família. 

  • Informações já disponíveis para o curso de 2019. Para conhecimento da programação: clique aqui 

  • Início: Abril/2019; Término: Abril/2021.

  • Duração: 2 anos. 

  • Aulas um final de semana por mês: Curso em Itupeva = sábados das 08h - 13:00h e das 14:30h - 18h; domingos das 09h - 13:30h.

  • Turmas de no mínimo 15 alunos para Itupeva.

  • Local: Centro de Estudos da Família em Itupeva/SP.

  • Envie um e-mail manifestando seu interesse no curso e para marcar uma entrevista, anexando um currículo em PDF, uma carta justificando seu interesse na especialização e informando ano de conclusão de sua graduação em curso superior. E-mail para: angelahiluey@yahoo.com.br 

 

2. Supervisão: 

 

  • Duração: Fevereiro a Junho de 2019 em Itupeva

  • Turmas de no mínimo 05 participantes: um sábado por mês.

  • Horário: das 15:00h às 16:30h.

  • Obs: em Junho teremos dois eventos de Terapia Familiar

CRONOGRAMA DAS SUPERVISÕES / 2019

Mês Dia
Fevereiro 15
Março 15
Abril 12
Maio 24
Junho 07
  • Início de contato por e-mail para maiores informações e envio de currículo do candidato(a).

  • e-mail: angelahiluey@yahoo.com.br 

 

3. Projeto de Pesquisa: a definir em Março/2019.


4. Reuniões Científicas: Oficinas

 

PROFESSORES COLABORADORES:

O Centro de Estudos da Família Itupeva conta com professores convidados que atuam sob a perspectiva de um trabalho em rede e possuem uma formação interdisciplinar.

Dentre eles contamos com:

Profa. Dra. Acelí de Assis Magalhães Psicóloga, Mestre em Psicologia da Educação pela Puc-SP, Doutora em Psicologia pelo IP-USP, Professora Universitária no Curso de Artes Visuais na FAAP e em cursos de Pós-Graduação Lato-Sensu. Psicoterapeuta Junguiana com Estudos em Linguagem Simbólicas. Fundadora e Diretora do Espaço Viveka. Pesquisadora de temas relativos a Gênero e Família. Autora do Livro História de Mulheres, Editora Altana, São Paulo. 

Prof. Dr. Almir Linhares de Faria, presidente da Sociedade Psicanalítica de Campinas (SPCAMP). Compartilha conosco conhecimentos teóricos/técnicos, alinhados a cada situação conjugal e familiar apresentada. Estimula a reflexão. Mostra a utilidade de se ter uma postura aberta diante das situações das quais um profissional se ocupa.

Profa. Dra. Angela Hiluey, Psicóloga; Pós-Doutora em Terapia Familiar pela Escola de Terapia Familiar da UAB – Universidade Autônoma de Barcelona – Espanha; Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da USP; Membro Efetivo da EFTA – European Family Therapy Association; Membro titular da ABRATEF – Associação Brasileira de Terapia Familiar e da APTF – Associação Paulista de Terapia Familiar; Presidente da ABRAP – Associação Brasileira de Psicoterapia; Pesquisadora do LIDE/USP; Psicoterapeuta de Casal e Família pela UAB – Espanha; Certificada como Psicoterapeuta pela FLAPSI- Federação Latino-americana de Psicoterapia com o aval do WCP – Conselho Mundial de Psicoterapia; Docente dos cursos de especialização FETUS; Fundadora e Diretora do Centro de Estudos da Família Itupeva – CEF; Coordenadora do curso de pós-graduação em Terapia de Casal e Família no CEF.

Profa. Espec. Beatriz Araújo, especialista em Psicoterapia de Casais e Famílias pela PUC-SP, psicóloga colaboradora do AMBULIM-HC-FMUSP. Compartilha conosco uma sólida formação tanto no modelo sistêmico como psicanalítico.Temos ainda a oportunidade de usufruir de sua experiência em trabalho interdisciplinar na vigência dos  transtornos psiquiátricos. 

Profa. Espec. Beatriz Silverio Fernandes, Psicóloga, com especialidade em clínica pelo Conselho Federal de Psicologia, e como coordenadora de grupos pelo NESME, Núcleo de Estudos em Saúde Mental e Psicanálise das Configurações Vinculares. Membro fundador e docente do NESME - Núcleo de Estudos Em Saúde Mental e Psicanálise das Configurações Vinculares. Membro fundador e docente da SPAGESP - Sociedade  de Psicoterapias Analíticas Grupais do Estado de São Paulo. Organizadora e autora de diversos capítulos do livro "Grupos e configurações vinculares", Porto Alegre: ARTMED, 2003, 303p.

Profa. Espec. Janice de Faria, especialista em psicoterapia de crianças e adolescentes. Compartilha conosco sua visão no atendimento de crianças e adolescentes vinculado a uma perspectiva familiar. Permite ao mesmo tempo que os conhecimentos a respeito de desenvolvimento infantil e de adolescentes, incluindo a psicopatologia, sejam retomados.

Profa. Dra. Mathilde Neder, professora emérita e titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Compartilha conosco sua maneira de atuar em parceria com profissionais vindos de diferentes áreas do conhecimento. Tal prática se construiu desde os idos de 1950 quando observava os pacientes em seu convívio familiar bem como desde 1957 quando atuava no setor de reabilitação em ortopedia do Hospital das Clínicas de São Paulo. Vamos além dos conhecimentos teóricos, ao contarmos com a Dra. Mathilde.

Profa. Mª Vera Marcia Gonçalves da Silva Pina, Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Especialista em Psicopedagoga clínica e Institucional pelo Instituto Sedes Sapientiae; Coordenadora do curso de Pós-graduação e Aprimoramento em Psicopedagogia e Neuropsicopedagogia enfoque Sistêmico Sieeesp/Facon (faculdade de Conchas) Especialista na Interpretação de Mitos e Contos de Fada - abordagem Junguiana; Orientadora Familiar pelo Instituto Sedes Sapientiae, docente e Coordenadora do Departamento de Psicopedagogia do Instituto Sedes Sapientiae.

Dr. Waldemar José Fernandes, Médico especialista em psiquiatria pela ABP - Associação Brasileira de Psiquiatria, com  área de atuação em psicoterapia. Membro fundador e docente do NESME - Núcleo de Estudos em Saúde Mental e Psicanálise das Configurações Vinculares. Membro fundador e docente da SPAGESP - Sociedade  de Psicoterapias Analíticas Grupais do Estado de São Paulo. Organizador e autor de diversos capítulos do livro "Grupos e configurações vinculares", Porto Alegre: ARTMED, 2003, 303p.

 

 
 
 
 
 Centro de Estudos da Família  
Desenvolvido por IDELCO